A prefeita Ziania Bolzan assinou nesta segunda-feira (16) um decreto que declara situação de emergência em São Pedro do Sul devido à estiagem. A decisão está baseada em dados técnicos do relatório de perdas em função da estiagem, elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento Municipal (Condec).
Conforme o relatório do Condec, as perdas financeiras no município até o momento chegam a R$ 73.693.00,00. Ainda segundo o Conselho, a perda na cultura de soja corresponde a 40% das lavouras e na produção de milho 60%. Na cultura de fumo, a perda equivale a 35%, nas lavouras de arroz o índice chega a 10% e na produção de leite cerca de 30%.
De acordo com a secretária de Agricultura, Regina Hernandes, até o momento um total de 30 famílias estão sendo atendidas com o fornecimento de água potável e 10 famílias com água para os animais. Cerca de 440 mil litros de água já foram transportados para localidades do interior do município, através do caminhão da Secretaria de Obras. Segundo Regina a previsão é a de que mais famílias sejam atendidas nos próximos dias.
O decreto de emergência vai possibilitar ao município solicitar o apoio do governo do Estado no atendimento às famílias atingidas da zona rural.
Municípios da Região Central que decretaram emergência:
Agudo
Cruz Alta
Dilermando de Aguiar
Faxinal do Soturno
Itaara
Jaguari
Jari
Júlio de castilhos
Mata
Nova Esperança do Sul
Nova Palma
Paraíso do Sul
Quevedos
Restinga Sêca
Santa Maria
Santa Margarida do Sul
São Francisco de Assis
São Gabriel
São João do Polêsine
São Martinho da Serras
São Pedro do Sul
Toropi
Tupanciretã
Após o município decretar situação de emergência, qual o próximo passo? Diário Explica
*Com informações da A.I. de São Pedro do Sul.